sábado, 11 de abril de 2009

Resenha do livro Marketing do Entretenimento





Em Marketing do Entretenimento, trabalha-se um panorama geral sobre todos os aspectos que envolvem esse assunto. O livro traz de maneira sucinta, porém bastante diversificada, informações sobre o que é entretenimento e todas as vertentes que o envolvem. Vale salientar que o livro aborda um panorama geral, sem grande aprofundamento nas questões discutidas.

O autor Marcos Cobra organiza textos de outros autores das áreas específicas que nor-teiam o entretenimento para, de maneira clara e sempre exemplificada, direcionar o leitor a uma definição concisa do que é o produto entretenimento e como trabalhar com ele. No início da leitura são apresentados os conceitos básicos de entretenimento assim como estratégias de marketing para o mesmo.

O entretenimento é um fator presente na vida da maioria das pessoas, seja para descan-sar, relaxar, divertir ou enriquecer o repertório cultural. O entretenimento é, além de tudo, uma atividade que auxilia o ser humano a ser mais criativo e consequentemente mais produtivo. Além do que, deve-se ressaltar que o mercado do entretenimento no Brasil tem sofrido considerável expansão e consequentemente movimentado a economia do país.

O entretenimento tornou-se vital numa sociedade que enfrenta tantos problemas parale-los, excesso de trabalho e violência. Uma vez que a jornada de trabalho está cada vez mais longa e o desemprego torna-se cada vez maior. É interessante notar que a obra também engloba o entretenimento nas classes C e D, e mostra quais as suas preferências provando que essas pessoas também constituem um mercado potencial, ao contrá-rio do que muitos pensam. Sendo o lazer um dos momentos mais importantes para essas classes podendo contribuir também na integração social dos envolvidos.

Há diversos tipos de entretenimento. O hábito de assistir televisão ainda desponta como um dos mais altos índices, seja pelo fácil acesso ou pelo baixo custo. Contudo, a internet cai no gosto popular e cresce a cada dia. Segundo pesquisa do IBOPE, o número de in-ternautas ativos cresceu cerca de 45% em relação aos dados referentes ao último trimes-tre de 2008 chegando a 62,3 milhões de pessoas. O entretenimento combina com a inter-net e essa firma-se como nova ferramenta de propagação. Um grande exemplo é o badalado designer norte americano Hillman Curtis que produz filmes para a web como as animações feitas para ADOBE, simples e divertidas e que encantam os internautas de plantão.

O patrocínio ainda constitui uma difícil conquista na batalha pelos produtos culturais que fazem parte do universo entretenimento. Sempre à mercê de leis de incentivo fiscal, sen-do geralmente destinados à espetáculos de grande porte onde é possível agregar a mar-ca ao produto. A reforma da Lei Rouanet, prevê, na opinião do governo, torna-la mais democrática, sendo que a principal mudança diz respeito à renúncia fiscal das empresas que decidirem financiar projetos culturais, aumentando as faixas de isenção de Imposto de Renda para as mesmas. Porém, tal decisão gerou polêmica e manisfesto por parte dos produtores culturais que entre as reivindicações querem o fim da lei de isenção fiscal para a cultura. Um fato que complica ainda mais a questão do patrocínio.

A pesquisa é necessária para descobrir novos mercados, tendências e preferências. Mas ainda é muito carente, como fica evidenciado no livro. Tal carência também está presente na forma de comunicar. É preciso inovar, utilizar estratégias criativas. No mundo do entre-tenimento o marketing deve funcionar criativamente. E Marketing do Entretenimento é um bom caminho para aqueles que pretendem adquirir conhecimentos gerais e buscar solu-ções sobre o vasto e complexo universo Entretenimento.

3 comentários:

Felipekapi disse...

muito obrigado pela visita e o comentario!...eu vi o nome Joana... pensei e pensei!!!
e não me lembrava..de nenhuma joana!
dei uma olhada a mais no seu blog...reconheci pela tatto... e desde por um foto no outro blog!
assim parabens pelo texto...escreve bem, hein!?

kele bjo

Bruno Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Luiz disse...

Fala 'Joana'! hehe eh eu tbm reconheci pela tattoo, depois confirmei com a foto. Vc escreve mto bem, sabia? adoraria ver mais coisas tuas aqui, q eu sei que vc tem. Depois da uma passadinha la no meu blog!

Super bjo ;)